TRIBUTO A D.DINIS - 750 ANOS DO SEU NASCIMENTO - OFERTA DO "PENSAR ODIVELAS"

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

D. Dinis em exposição (Belém -Lisboa)

De 13.02.2012 até 23.04.2012, o Museu do Combatente e Forte do Bom Sucesso, apresenta a exposição de pintura “D. Dinis segundo Virgínia Goes”, da pintora Virgínia Goes. Esta exposição surge no âmbito da exposição documental e de investigação realizada por Margarida Nunes, autora de “D. Dinis, entre a História e a Lenda”, exposição também patente no Museu do Combatente até Abril. “D. Dinis segundo Virgínia Goes” não pode ser dissociado da exposição “D. Dinis, entre a História e a Lenda”, uma vez que, foi a exposição de Margarida Nunes que deu o mote e a fonte de inspiração às obras artísticas que Virgínia Goes agora apresenta.

Toda a força, grandiosidade, riqueza e misticismo envolto na figura do notável monarca português D. Dinis é traduzido nas telas de Virgínia Goes. Sendo a sua exposição também ela uma tradução da exposição apresentada por Margarida Nunes. A artista Virgínia Goes entre outras formações frequentou o curso de Artes Decorativas da Escola-Museu Fundação Ricardo Espírito Santo Silva e o curso de pintura da Sociedade Nacional de Belas-Artes, tendo-se licenciado em Arquitectura pela Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa. Participou em mais de 100 exposições individuais e colectivas, em Portugal e no estrangeiro, e lançou o livro “Sublime Fantasia” que versa a temática do xadrez e a sua simbologia na pintura.
A obra de Virgínia Goes foi ainda documentada em suporte de videográfico, realizado por Álvaro Queiroz, integrando o acervo do arquivo da Cinemateca Portuguesa – ANIM. Em 2011, a artista foi agraciada com o Prémio Feminina 2011”Notáveis Mulheres Portuguesas”, por mérito nas Artes Plásticas e Visuais. A exposição conta com o patrocínio oficial da Liga dos Combatentes.
Museu do Combatente no Forte do Bom Sucesso, junto à Torre de Belém 1400-038 Lisboa,
Tel. 92 738 31 39 - E-mail. fbs.marketing@ligacombatentes.org.pt


In: Liga dso Combatentes.